É mesmo possível ganhar dinheiro com um blog?
Não só é possível ganhar
dinheiro com blog, como existem diversas formas de se fazer isso. Um
blog é como um programa de televisão – se tiver audiência, vai ter gente
querendo investir um dinheiro ali. Sim, dá pra ganhar dinheiro com um
blog.
Mas com um blog bem feito.
Vamos deixar claro que estamos falando aqui do conceito ideal de blog.
Não precisa ser o blog mais incrível e especial em um assunto, mas um
blog encarado com profissionalismo. Um blog que busca ser uma referência
em determinado assunto, que produz conteúdo de qualidade e serve como
autoridade em um nicho de mercado. Enfim, um blog que funciona como um
canal de mídia - assim como uma estação de rádio ou canal de televisão –
que depende da qualidade do seu conteúdo para sobreviver no seu
negócio.
E, claro, esse é um blog que tem um
planejamento e um bom ritmo de tráfego. Essa é a grande moeda de troca
na internet; tráfego! Trata-se de um blog que recebe visitantes novos
por meio de buscadores e os retém por meio de estratégias eficientes de
conteúdo em mídias sociais. Um blog que sabe cativar seu público para
participar de discussões e que tem leitores assíduos em agregadores
pessoais de feeds. Esse blog sim tem como ganhar dinheiro na internet.
Esse blog possui uma série de
opções para transformar a atenção que recebe de seu público alvo em
possibilidades de lucro. Umas mais eficazes que outras, de acordo com o
perfil de sua audiência e seu nicho de atuação – você não vai fazer um
site buscando tráfego de crianças de 8 anos e tentar rentabilizá-lo com
ofertas que requerem cartões de crédito. Um site para os pais dela,
talvez. Cada cenário tem sua melhor estratégia. E a sua pior estratégia,
consequentemente.
Conheça o seu arsenal
O que você precisa saber são
essas opções que tem à mão. A partir daí, entendendo o seu público, pode
implementar alguma ou algumas das táticas abaixo para converter o
tráfego do seu blog em lucro. Vamos conhecer as possibilidades que um
blog sempre deve ter em mente, já quando inicia o seu planejamento.
USAR UM SISTEMA DE ANÚNCIOS CONTEXTUAIS
Sistemas como o Google Adsense por
exemplo, que analisam todo o conteúdo da sua página e apresentam
anúncios que tenham alguma correspondência com o seu assunto. Caso não
exista ninguém querendo anunciar no Google para o seu nicho de mercado,
ele procura no histórico de busca do seu visitante por assuntos
pertinentes para poder mostrar anúncios que falem diretamente com eles. Você pode optar por diversos modelos de anúncios e recebe a cada clique.
Assim você sempre tem anúncios com chances de conversão na sua página,
porém, por meio da política do Google, você não pode incentivar as
pessoas a clicarem nos anúncios. Não pode falar do seu anunciante, até
porque o anúncio apresentado ali muda a cada momento. Outro sistema que
usa o critério de análise do conteúdo da página é o Hotwords. Os anúncios desse sistema aparecem na forma de links no corpo do texto. Quando o visitante passa o mouse em cima do link, um anúncio salta aos olhos. Você também recebe por cliques.
ANUNCIAR OFERTAS DE MARKETING DE AFILIADOS
Existem diversos produtos – chamados por alguns de infoprodutos - que são criados para serem consumidos virtualmente:
ebooks, cursos, e outros produtos digitais que, desde o momento de sua
concepção, foram pensados para serem distribuídos via marketing de
afiliados. Ou seja, por serem produzidos já com essa mentalidade, acabam vendendo bem nesse mercado. Com certeza, seja qual for seu nicho de informação, o marketing de afiliados pode ajudar você a ganhar dinheiro com seu blog.
Se você tem um blog de TI, por exemplo, pode com certeza encontrar
produtos como cursos virtuais, apostilas, ou softwares interessantes à
sua audiência. O bom de encontrar ofertas de afiliados bem próximas do
seu público é que o anúncio ganha uma cara de infomercial, como se você
estivesse dividindo uma informação técnica valiosa (se feito direito,
claro). Uma boa fonte de infoprodutos no mercado brasileiro, que tem
feito um ótimo trabalho na minha opinião, é a HotMart. Existem
ainda ofertas de redes de afiliados que pagam a você se o seu visitante
executar uma determinada ação. Algo não tão simples quanto um clique
nem tão complicado como uma venda. São as redes CPA – Cost per Action,
ou Custo por Ação. Você pode conseguir uma boa renda para o seu blog apenas gerando contatos de interesse para outros sites e empresas.
Para quem quiser saber mais sobre infoproduto, eu estou começando a
montar um e vou fazer um estudo de caso aqui no ComoGanharDinheiro.BIZ,
mostrando passo a passo o desenrolar do processo. Quem quiser
acompanhar, o primeiro post saiu hoje. Leia aqui a parte 1 do meu Estudo de Caso – Criação de Infoproduto.
VENDA DE PUBLICIDADE DIRETA
Existe muita gente que prefere o modelo tradicional de publicidade direto: eu te pago por mês e você coloca esse meu anúncio ali na sua pagina.
Ponto. Se você tem um blog sobre cuidados com animais, por exemplo,
faça uma varredura por todos os anunciantes do google adwords para
palavras-chave como “veterinário”, “clínica veterinária” e outras do
mesmo nicho. Entre no site desses anunciantes, procure um contato e
envie um email se apresentando, falando do seu blog e enviando seu kit
de mídia. Da mesma forma, você pode fazer isso para um nutricionista se
você falar de boa forma ou um advogado criminalista, se falar sobre
direito. Você vai acabar ficando surpreso com a receptividade da maioria
das pessoas. Mostre que sua audiência é qualificada e faça uma oferta
que mostre para a pessoa que ela está perdendo dinheiro. Conseguir
publicidade direta pode ser um bom caminho para o seu blog, mas você precisa ter uma apresentação impecável e muitos dados a respeito da sua audiência e do seu tráfego.
PRODUZIR CONTEÚDO PREMIUM
Dependendo da sua reputação, do nível técnico de conteúdo que você cria, você pode criar seções no seu blog disponíveis apenas para assinantes. Fóruns usam bastante esse método. A OfferVault,
por exemplo, um site com informações sobre redes CPA de marketing de
afiliados, possui um serviço que custa em torno de 50 dólares que você
compra acesso a todos os seminários já apresentados por eles no site.
São seminários com pessoas que trabalham com marketing online de casa,
há anos. Um ótimo material, pelo preço que oferecem. E tenho certeza que
muita gente compra. Procure pensar nisso ao pensar no planejamento do
seu blog. Existe algum tipo de conteúdo que você pode produzir que pode ser oferecido como um conteúdo premium, acessível apenas para aqueles que colaborarem com o seu trabalho de alguma forma? Talvez um curso, um estudo de caso?
CRIAR E VENDER SEUS PRÓPRIO PRODUTOS
O seu blog pode se desenvolver a ponto
de ser uma marca que as pessoas queiram usar em uma camiseta, em um
boné, em um adesivo de carro. Você pode estampar a sua marca em produtos promocionais dos mais variados. Sites como o CustomInk permite que você crie diversas peças de vestuário de jeito intuitivo e com material de qualidade. Já no CafePress,
por exemplo, você pode criar mais de 20 tipos de produtos com a sua
marca. Isso faz parte da estratégia de branding do seu blog, como ele se
posiciona no mercado. Você conhece o seu público o suficiente para
saber se isso é uma boa estratégia de rentabilizar o seu tráfego? Essa é
uma estratégia que funciona melhor para blogueiros com um bom trabalho de identidade visual e que são mais engajados em comunidades e com a sua audiência. É o seu perfil?
COLHER FRUTOS DO RECONHECIMENTO
Se você conseguir notoriedade,
reconhecimento e fama em um determinado grupo, pode conseguir que alguém
contrate você para produzir conteúdo para algum site, ou ainda talvez comprem o seu blog para fazer de um portal de comunicação online.
Uol e Terra já compraram diversos portais menores ou blogs de nicho
para fazer parte do seu arsenal de conteúdo. Dependendo do segmento que
você atua e da credibilidade que o seu site tem perante usuários e
mecanismos de busca, você pode ainda acabar vendendo seu site ou blog para algum empreendedor online que
trabalhe com marketing de afiliados. Existem muitos no mercado
procurando sites de qualidade para comprar e, assim, construir sua
própria rede de links para estratégias de SEO mais agressivas.
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